Cuide bem do seu amor


O casamento é uma maratona. Não é tão importante uma largada esplendorosa como a manutenção de coisas simples, mas essenciais. Pequenas, mas de grande impacto. Não é feito de grandes eventos, mas de dias “feitos obra-prima”.

  1. Invista tempo. Tempo mostra onde está o nosso coração. O tempo leva o nosso coração para onde ele estiver. Todos nessa geração que vivemos anseiam de coração  viver um grande amor, mas contraditoriamente dão o seu tempo ao dinheiro, à carreira, a farra e aos prazeres. É impossível ter as duas coisas.  Há uma solidão do casal que deve ser preservada. Relacionamentos frágeis costumam ser mediados pela igreja (por favor pastor fale pro meu marido, para minha esposa), pelos filhos (tenho que atender fulano) tornando-se presas fáceis de envolvimento emocional fora do casamento.
  1. Invista gentileza. Gentileza dentro das quatro paredes é a maior prova de amor que podemos dar. Com o passar do tempo pensamos que a gentileza do começo não é mais necessária. Que engano! A grosseria é aparentemente inofensiva, mas  mata aos poucos um belo relacionamento. Sabe aquela história:

Primeiro ano: o marido fala e a mulher escuta.

Segundo ano: a mulher fala e o marido escuta.

Terceiro ano: a mulher e o marido falam e toda vizinhança escuta.

Faça diferente.

  1. Invistam na surpresa. A monotonia é um grande desafio para qualquer relacionamento. Não gostamos de pregadores que falam sempre a mesma coisa, de ouvirmos música com uma nota só, de um ano só com verão  ou de  usarmos sempre a mesma cor. Surpreenda com um passeio, com uma lingerie (no caso da mulheres) surpreenda com flores, com uma poesia ou um jantar sem nenhuma data especial acontecendo. Não deixe para amanhã, planeje agora mesmo!
  1. Invistam humildade. A necessidade de estar sempre certo é a maior burrice dos seres humanos. Esse complexo de Todo-Poderoso que não combina com a gente e destrói muitos relacionamentos. Sejam simples. Admitam que erraram. Corrijam as coisas, logo.
  1. Invistam sacrifício. O que você é capaz de fazer pelo seu amor? Deixe-me dizer algumas coisas pouco românticas: quando ela estiver grávida, vai dar mais atenção para o filho. É tempo de você entender sem reclamar como uma criança ciumenta. Quando um estiver doente, o outro precisa cuidar e correr, atrás de remédios. Mas ao longo do tempo você vai olhar pra trás e perceber que as dificuldades da vida, passadas juntos nos unem de uma maneira sobrenatural.
  1. Invistam em servir a Deus. Manter um casamento em um mundo em que o egocentrismo e o egoísmo são incentivados por todos os meios possíveis, é uma luta constante que vocês serão guardados buscando a Deus e seu poder. Leiam bons livros que ajudem nesse empreendimento, procurem pessoas sadias que vão dar uma palavra sóbria em momentos turbulentos e não deixem de orar juntos, pois isso trará o sopro divino no deserto da existência.
  2. Invistam nos perfumes. O livro de Cantares é pródigo em mostrar marido e mulher se preparando um para o outro com aromas e perfumes. Um bom perfume é algo que nos valoriza, mas valoriza ainda mais nosso companheiro. Muitas vezes a mulher se acostuma a estar com a cabeça cheirando a óleo de cozinha e fritura e o homem tende a se descuidar de sua higiene. Um cheiro gostoso é um estímulo poderoso para o casal se aproximar.
  3. Invistam na saudade. Nunca se tem a exata medida da importância de uma pessoa na nossa vida quanto quando estamos sem ela ao nosso redor por um período de tempo fora do normal. Recordo que em 2003 fiquei um mês longe de minha esposa porque estava fazendo um curso em Cingapura. Depois da minha volta o meu relacionamento com minha esposa foi renovado como nunca. “A distância é como vento contra o fogo, apaga os pequenos e faz crescer os grandes.”

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

5 pensamentos sobre “Cuide bem do seu amor

  1. É BEM ASSIM MESMO QUE FUNCIONA,se as pessoas agissem assim, nao existiria tanta separação;haveria mais amor,amizade,compreeção, ….
    0 Que acontece que na maioria das vezez, o casal cristão, tende a espiritualizar tudo e esquecem que o relacionamento de um casal nao se mantem só com ORAÇÃO,nós somos CARNE tambem!!!!
    Que Deus continue abençoando e te inspirando a escrever palavras edificante para os leitores do seu blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s