O profeta Daniel e a MTV

 

A juventude é um dos potenciais mais menosprezados de nossas igrejas. Cremos que a única coisa que podemos fazer com eles são encontros, retiros e festinhas temáticas no prédio de nossos templos, em suma entretenimento gospel. Embora não seja contra socialização, entendo que os jovens podem mais, e deveriam estar compondo nossas equipes de liderança. Precisamos crer e estruturar nossas igrejas para que eles se tornem ativos.

Um pastor conversou comigo certa vez e me disse: não adianta investir em jovens, pois quem sustenta a igreja são os adultos que dão seus dízimos. Não me surpreendi com a declaração, pois pela minha observação, sempre percebi que este é o modus operandi de muitos. A lógica do mercado invadiu a igreja: se não der lucro, não é desejável.

Mesmo assim, nossa equipe de liderança na igreja tem uma média de idade de 25 anos de idade e não me arrependo, pois tem sido uma fonte constante de alegria. Não que qualquer grupo deva ser esquecido em favor dos jovens, mas sim que os jovens tem sido um dos grupos menos representados em nossas lideranças. Pra falar a verdade eu  não aguento mais esse papo de que a juventude “é o futuro da igreja”. Quantos vamos perder até que entendamos que eles também foram chamados para ser protagonistas no ministério?

Muita gente foge dos jovens porque eles são um constante desafio a nossas abordagens. De cinco em cinco anos eles mudam suas características e nós acabamos tendo que mudar também nosso estilo de comunicar com eles. Se alguém quiser se acomodar, não deve procurar trabalhar com jovens.

Sempre me chamou a atenção a maneira como os jovens são moldados e alcançados pela MTV. Os eventos e programas tem feito a cabeça toda uma geração, e seus estúdios acabam sendo um laboratório para as grandes emissoras entenderem o que funciona com a galera jovem.  Com certeza os valores que subjazem todo o trabalho da MTV, não condizem com os valores sustentados pelo evangelho, no entanto entendo que a estratégia adotada por eles pode servir de orientação e ensino para nós que nos interessamos pela vida dos jovens.

Comparo nosso desafio ao do profeta Daniel na Babilônia: impactar um ambiente hostil. O que eu posso aprender então com a MTV?

1.  Eles usam as artes – 1:4

As artes hoje são o veículo mais eficiente para comunicar uma mensagem. Pelo seu caráter universal chegam em qualquer lugar sem nenhum preconceito. Lembro quando fomos em um clube de nosso bairro em uma festa comunitária com nosso grupo de jovens e nossa coreografia gauchesca. Um dos coordenadores que não nos conhecia perguntou: – De que CTG vocês são? E eu disse: – Somos de uma igreja.  Ele ficou espantado e nos deu o microfone e ali tivemos oportunidade de falar qual era o papel da arte e de nossa fé em Jesus. Se não usássemos as artes jamais teríamos entrado naquele lugar e falado aquelas pessoas. Conheço amados irmãos por aí fazendo isso e sendo bem sucedidos. Acredito que os pastores que querem alcançar os jovens devem procurar pontes para falar do evangelho nas músicas, filmes, comerciais que estão tocando a vida dos jovens pois estarão usando uma excelente ferramenta.

2. Eles trabalham com excelência – 1:20

Qualquer trabalho realizado com excelência faz a diferença. Hoje se você não faz com excelência você perde o direito de ser ouvido. Temos o péssimo hábito de nos contentarmos com que as coisas funcionem. Precisamos nos dedicar a que funcionem bem e cada vez melhor. Excelência honra a Deus! Lembre-se o tabernáculo foi feito por homens excelentes, Davi foi um artista excelente e a lista é tão longa que levaria muito tempo para escrever. A grande notícia é que qualquer um pode ser excelente. É só querer.

Amanhã continuamos o assunto.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

Anúncios

Um pensamento sobre “O profeta Daniel e a MTV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s