Celebrando o Evangelho Na Mesa de Refeições

Um dos maiores sintomas de colapso da família é o fato de não sentarem juntos para fazerem as refeições. Quero desafiar hoje os discípulos de Jesus a fazerem como ele, e utilizarem suas refeições como momentos de celebração intencional. Não permita que o sistema retire de você esse ato sagrado de compartilhar refeições.

Uma das provas mais incontestáveis do significado que tem uma refeição compartilhada é o fato de que você não consegue permanecer em uma mesa junto com uma pessoa que você está em pé de guerra. É quase insuportável, salvo se você tem um nível estratosférico de hipocrisia e fingimento na veia, compartilhar uma comida e  brigar. Note que quando alguém se desentende na mesa, a primeira reação é levantar-se e ir embora.

Em alguns momentos de nosso ministério da igreja, tivemos pessoas que contestavam o sucesso de algumas programações dizendo: Esse pessoal vem só pra comer, se não tivesse comida não viriam. Eu ficava um pouco constrangido com essa realidade, mas observando os evangelhos mais atentamente, e a Bíblia como um todo nós vemos que as refeições compartilhadas têm um significado naquele tempo e hoje também que transcende as questões de subsistência.

1. Quebra barreiras construídas. Baixa a guarda de todos. Quando Jesus disse a Zaqueu que iria ficar na casa de Zaqueu, Ele fala mais ao povo e a Zaqueu do que qualquer sermão poderia comunicar. Em alto e bom som Ele diz: Assim como tu estás aberto para mim Zaqueu, eu também estou aberto para ti. Você quer quebrar as barreiras que existem entre você e alguém mais? Convide para uma refeição em sua casa, e veja o que acontece.(1)

2.  Aprofunda relacionamentos. É em um banquete que o fariseu conhece o jeito de Jesus ser. Sua curiosidade é atiçada e ele convida Jesus para sua casa. Lá a graça escandalosa de Deus se revela sem pudores: uma prostituta redimida chora aos pés de Jesus e a grosseria do fariseu e é exposta. (2)

3. Estabelece um clima de alegria, propício para piadas e o contar de histórias.(3) Após uma reunião séria o gelo se quebra em meio a uma boa comida.

4. Comunica amor a quem é recebido. Uma refeição só pela refeição manda uma mensagem de amor inesquecível. (4)

5. Sela o fechamento de compromissos mútuos. Jesus sai da casa de Zaqueu proclamando a todos que aquele homem havia entrado no Reino, e ele por sua vez demonstra ter entendido a mensagem do Senhor, e tudo começa com uma refeição. (5)

6. Lembra-nos do dia em que tudo será pra sempre alegria.(6)

7. Estimula o abrir do coração. (7)

8. Preparar comida para outros nos faz confiantes na provisão de Deus e desenvolve em nós o espírito de servo.

9. Proporciona oportunidade para um ensino de qualidade. (8)

10. Comunica perdão. Depois da ressurreição Pedro estava destruído pela negação contundente que fez de Jesus. Ele acreditava que não havia mais lugar para ele entre os discípulos. O que Jesus faz para restaurá-lo. Jesus chama a Pedro para comer. Ali o perdão fica gravado para sempre no coração de cada discípulo.(9)

Wolfgang Simson disse: “Segundo a fé cristã, a Ceia do Senhor é uma refeição substancial com significado simbólico e não uma refeição simbólica com significado substancial.”

Por todas essas razões quero estimular você a fazer de cada refeição uma Santa Ceia. Sim, uma oportunidade para celebrar o evangelho em toda a sua riqueza de significados.

Que tal um churrasco para começar?

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

 

(1) Lucas 19:1-10

(2) Lucas 7:36-50.

(3) Lucas 14:15.

(4) Lucas 14:12-14 e Mateus 9:9-14

(5) Lucas 19:1-10

(6) Lucas 14:15-23

(7) Lucas 22:7-38.

(8) Lucas 14:1-10

(9) João 21

2 pensamentos sobre “Celebrando o Evangelho Na Mesa de Refeições

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s