Juventude e narcisismo

A história de Narciso vem da mitologia grega. Narciso era um jovem extremamente bonito, mas não sabia de sua beleza, até que foi até o rio onde se banhava e contemplou sua própria imagem. Apaixonado por sua própria imagem, Narciso voltava continuamente para o rio e ficava horas contemplando sua própria imagem até que caiu no rio e morreu afogado. Daí temos a nossa palavra narcisismo que significa, fascínio desmedido com a própria imagem, idolatria do ego. Apesar de ser uma história pagã guarda dentro de si lições valiosas.

Autoimagem saudável é fundamental para saúde de todos os nossos relacionamentos. O narcisismo é um dos polos da relação que temos com nossa imagem. Se uma autoimagem negativa é ruim, do outro lado uma imagem demasiadamente positiva também traz seus prejuízos, além de não condizer com a realidade. (1)

Um narcisista gosta de falar de si mesmo. Aprecia uma entrevista e não é a toa que muitos deles estão na mídia, a custa do pensamento “falem mal, mas falem de mim “. Em geral propalam suas conquistas e suas grandezas sem nenhuma cerimônia.

Às vezes fico pensando na desculpa que ouço de tantas pessoas que frequentam nossas igrejas: “não tenho tempo para orar e ler a palavra e outras práticas de saúde espiritual” e penso no quanto encontramos tempo para o cuidado com nossa imagem. Todos os dias tomamos nosso banho, penteamos o cabelo, procuramos a melhor roupa, gastamos com cremes que retardam envelhecimento, que deixam nosso cabelo mais brilhante e viçoso e não reclamamos nem um pouco do penoso processo diário para deixar nossa imagem irretocável.

As mídias sociais ajudam a exacerbar esse fascínio com a própria imagem. O álbum de fotos é o lugar de deleite de um narcisista. Nele se pode expor a  própria imagem ao mesmo tempo em que se curte cada comentário.

– Como estás bonita na foto! Uau. Qual o número do telefone! Escrevem alguns.

– Ai, brigaduuuu! Responde a menina embriagada com o elogio.

Os homens que não costumavam ser tão afeitos ao espelho também podem ser vistos nas redes sociais com o torso desnudo ensaiando poses sensuais (NOT). Um destes perfis clássicos copiados em muitas apresentações do Orkut de jovens chega a ser chocante pelo nível de narcisismo nele contido. Aqui vai a pérola:

GOSTOU?
PEGA A SENHA…
PEGOU A SENHA?
FINAL DA FILA…
CHEGOU SUA VEZ?
PEGA DE JEITO…
PEGOU DE JEITO?
DÁ VALOR…
NÃO DEU VALOR?
ABRIU PRA CONCORRÊNCIA…
NÃO QUER?
TEM QUEM QUEIRA…
QUER DE NOVO?
DESCULPE MAS FIGURINHA REPETIDA NÃO COMPLETA MEU ALBÚM…
ME ODEIA?
TENTE ME SUPERAR…
ACIMA DE MIM SÓ DEUS!!!!!

O culto da imagem pode ser engraçado por ser patético, mas grande parte de nossa juventude  está obcecada pela própria imagem. Às vezes fico preocupado com o fato de que muitas vezes sequer vivemos nossos momentos especiais, tão preocupados que estamos em registrá-los no nosso álbum fotográfico, afinal imagem é tudo!

Narcisistas terão dificuldades com o processo natural do envelhecimento. Ouvi de uma jovem de dezesseis anos: já estou ficando velha! Quase gargalhei, mas logo percebi como ela enxergava o mundo a partir das lentes da imagem pessoal. Sim o mundo de narciso não suportará as rugas, a perda das sensações, a doença e negará até o fim a realidade da morte. Poucos são os jovens que comparecem a funerais. A maioria deles foge, pois a morte não faz sentido no seu jeito superficial de enxergar o mundo.

Jovens narcisistas jamais pensam em mudar o mundo, tão pouco em mudar pessoalmente, a única mudança com que sonham é a do corpo. Quem sabe mais massa muscular, silicone, ou uma cirurgia plástica.

Narcisistas dificilmente tomarão posição por um amigo se isso não contribuir para sua popularidade, não ajudarão ninguém se isso não contribuir para o aumento do ibope. Basta observar os benfeitores que doam muito dinheiro sempre fazendo questão de publicar o que fazem em alto e bom som. Na família os narcisistas resistirão a reconhecer o valor dos irmãos, se incomodarão com a atenção partilhada, farão pirraça, cenas escandalosas a fim de manterem o foco em si mesmas. Exigirão o melhor pedaço, o melhor quarto, a melhor roupa, serem os primeiros a usar tudo. Sobre eles repousará uma maldição auto imposta: serão incapazes de amar com profundidade a outra pessoa, pois estão fascinadas consigo mesmas. Apesar de o instinto sexual as aproximar dos outros, o narcisismo a afastará, sem que ela consiga explicar.

A face mais perversa do narcisismo é a religiosa. O pecado de Lúcifer foi achar que era maior que Deus, e não faltam pessoas cegas dentro das nossas comunidades brigando para serem os maiores. Nem os próprios discípulos de Jesus foram imunes a um ataque narcisista. Essas pessoas estão focadas em ocupar posições que fortaleçam sua imagem junto ao povo, assim é que você vê uma porção de gente ocupando púlpitos sem terem nada o que dizer, a não ser uma compulsão por estar em evidência, uma multidão de ministros de louvor que entram em crise se não são escalados em um evento de grande exposição pública e outras comunidades insanas que sobrevivem na base da promessa de cargos pomposos que mexem com a vaidade dos ocupantes. Ah quantos rastejam em nossas comunidades apenas em busca de uma massagem em seu ego gigantesco!

Assim é que temos configurada nossa sociedade, as pessoas falam muito dos direitos e esquecem os deveres, querem ser ouvidas, mas não ouvem ninguém, enxergam os defeitos dos outros, mas ignoram os seus.

Aos discípulos de Jesus cabe dizer, que este não é nosso caminho, posto que nele não são admitidos a cruz, o sacrifício e a entrega. O destino desse projeto de vida é a morte e a perdição, apesar de brilhante e desejável aos olhos. Não esqueça, aquelas pessoas que fizeram maior diferença em sua vida, foram aquelas que esquecendo de si mesmas entregaram parte de quem eram para que você crescesse e fosse beneficiado. Aquele que conhece a realidade e não a esconde de nós já deixou dito: quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa, a encontrará.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

(1) Romanos 12:3

(2) Mateus 16:25

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s