TESTE OS SEUS NÍVEIS DE MATERIALISMO

Hoje o blog vai ajudar você a fazer um autoexame no coração. Em um mundo materialista cabe ao discípulo vigiar sua vida.

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (1)

Nesse texto cabe uma explicação: o sentido de “olhos bons” no mundo judaico é ser generoso e ter um “olho mau” é ser avarento, materialista. O que implica que uma vida dominada pelo materialismo se verá afetada em todas outras áreas de sua vida: espiritual, física e relacional. Dores de estômago, frieza espiritual e dificuldades em se relacionar são as consequências dos “olhos maus”.

Vejamos então os sintomas de quem já foi atingido pelo espírito de Mamom:

1.   O tempo gasto exclusivamente no trabalho, sem dedicar-se à obra de Deus, a família e amigos. A vida é uma permanente busca de equilíbrio. Nossa agenda mostra onde está o nosso coração. Se você tem recebido constantes reclamações de sua esposa e filhos de que precisam de atenção, ou ainda recebe aquele tipo de comentário dos amigos: Puxa não te  vejo mais! É hora de tomar cuidado.

2.   Orações que são apenas listas de compras.  Nossa relação com Deus envolve pedir. A Bíblia nos ensina que devemos pedir. Mas quando tudo o que pedimos se refere a ambições financeiras, é possível que estejamos querendo fazer a união entre Deus e Mamom.

3.   Orçamento sem espaço para investir em algo que não seja do interesse pessoal. Faça uma relação dos seus gastos mensais e veja se você está contribuindo com algo que não seja sua causa pessoal.

4.   Constante queixa a respeito da situação financeira. A maioria das pessoas que eu conheço cujos negócios estão prosperando tem o patético costume de ficar reclamando da situação: Tá difícil! Dizem. O que nos faz suspeitar que eles têm medo que alguém lhes peça dinheiro emprestado.

5.   Felicidade ligada exclusivamente a ganhos materiais. Ouvi de uma pessoa conhecida: Eu fico feliz quando tenho dinheiro no bolso. Como fica o seu humor quando você não tem muito dinheiro no bolso? As pessoas que estão na sua volta percebem que o seu humor muda? Você não consegue ver alegria na vida sem dinheiro?

6.   Dificuldade em compartilhar bens que aprecia. Pense naquele bem que é o seu favorito. Que você cuida com muito carinho. Pode ser o carro, mp3, guitarra ou notebook. Pense agora! Você coloca a disposição de Deus se Ele precisar? Jesus quando foi entrar em Jerusalém mandou seus discípulos buscarem um jumentinho na casa de um conhecido com a justificativa: O Senhor o precisa! Quando o Senhor através da vida de outras pessoas precisa do que é seu, Ele pode mandar buscar?

7.   Atitude oportunista no relacionamento com as pessoas. A frase favorita destas pessoas é: “O que é que eu ganho com isso?” Muitas pessoas que conheço selecionam suas amizades de acordo com o status financeiro. Reservam sua afetuosidade e benignidade aqueles que têm dinheiro.  Como você seleciona as suas amizades? Costuma evitar andar com quem não tem nada, para não “queimar seu filme”?

8.  Endividamento crônico. Emergências acontecem. Precisamos internar alguém, pagar medicamentos caros, nosso carro estraga e somos empurrados para as dívidas. No entanto, se  ano após ano permanecemos endividados e continuamos com nosso nome no SPC ou Serasa ou sem pagar aquilo que devemos isso aponta para uma necessidade de viver um estilo de vida que não está adequado ao nosso salário.

9.  Preocupação obsessiva com o futuro. Pessoas assim estão sempre antecipando a desgraça e imaginando um quadro assustador porque o que mais temem em seu coração é perder tudo o que tem.

Se qualquer uma das características acima faz parte do seu estilo de vida, está na hora de você rever seus conceitos sem colocar panos quentes.

Serviremos a Deus com nosso dinheiro, ou serviremos ao dinheiro como a um deus?

A resposta não está nos seus lábios, mas no seu estilo de vida.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

(1)    Mateus 6:22,23

Anúncios

2 pensamentos sobre “TESTE OS SEUS NÍVEIS DE MATERIALISMO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s