19 detalhes que arruínam relacionamentos

“Como uma mosca morta faz cheirar mal o frasco de perfume, uma pequena tolice estraga muita sabedoria.”

“Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas.”

Estudei três anos no seminário, convivendo em um quarto 4×5 com mais dois marmanjos. Ao longo desse tempo aprendi alguns “detalhes” sobre convivência e relacionamentos que creio vão ajudar você melhorar. Alguns desses certamente eu mesmo ainda preciso melhorar. Posso dizer que minha experiência me mostrou o quanto eu (e os outros) posso ser irritante. Aqui vão eles:

1. Falta de higiene pessoal. Cuidados pessoais não são bons apenas para quem se cuida, mas também para o nariz dos outros. Um bom perfume faz bem a todo mundo, mas se não for possível um bom banho já é aceitável.

2. Samba de uma nota só. Falar só em um assunto não só é chato como doente. Existem pessoas que só sabem falar da própria profissão. Outros não tem paciência para falar assuntos triviais. O fato é que falar sempre a mesma coisa pode minar pouco a pouco um relacionamento.

3. Falar só de si mesmo. É quase uma  compulsão para alguns. Se o assunto é a doença de alguém a pessoa acaba achando uma doença em si mesmo para poder continuar sua autobiografia.

4. Síndrome do Faustão. Interromper o que os outros estão falando.

5. Criticar as pessoas que os amigos amam. Ninguém é unanimidade. Você não vai gostar de todo mundo, mas todos deveriam saber a regra não escrita de que: “Só quem pode falar mal da minha família sou eu!”.

6. Palavrões. Palavreado barato e grosseria despropositada poluem os ambientes e ferem os ouvidos.

7. Ausência em momentos importantes. Coisas como aniversário, funerais, natais, formatura podem parecer bobagem para algumas pessoas, mas para a maioria não é. Se quiser preservar, lembre!

8. Fazer trocadilho com o nome do outro. Tudo bem Oliveira, sempre escorregadio como azeite hein! Esse costume infame é humor da pior qualidade.

9. Apelidos irritantes e degradantes. Costumo dizer e repetir sempre: “Perco a piada mas não perco o amigo”.

10. Nunca reconhecer seus erros. Definitivamente pessoas perfeitas são difíceis de levar pela simples razão que elas são “fake”.

11. Mau-humor. Sabe o cara aluado, ou a mulher de fases?  O bipolar na atitude acaba com a confiança de qualquer um.

12. Gostar de brincar, mas não aceitar brincadeiras.  A liberdade de brincar é uma via de duas mãos.

13. Pedir emprestado e não devolver. A generosidade é uma virtude que deve ser honrada mas não deve ser abusada.

14. Onipresença. A pessoa que não se liga que tem hora para desgrudar. Embora só Deus seja onipresente, nem por isso deixam de existir pessoas que tentam a façanha só que na vida de uma só pessoa. É aquele tipo que não te deixa respirar.

15. Cobrar o bem que faz. De maneiras sutis e escancaradas tem gente que não deixa de passar a conta pelo trabalho “voluntário” que fez. Como o político tradicional pessoas assim não dão ponto sem nó.

16. O autoelogio. No Rio Grande do Sul nós chamamos de “balaqueiro” a pessoa que não perde a oportunidade de exaltar suas grandezas. É melhor deixar que os outros falem o que é bom em nós.

17. Reclamar a toda hora. Lembra da hiena Hardy do desenho animado? Ó dia, ó vida, ó azar?  Essa atitude acaba com o ânimo de qualquer um.

18. Corrigir os outros compulsivamente. Já viu aquelas pessoas que vivem enquadrando o português de alguém? Tanto fazem sem que ninguém peça que todo mundo acaba fugindo.

19. Contar piada ruim. É triste quando as pessoas não tem noção que não são engraçadas e continuam tentando abafar!

Ora, claro que se pode conviver com todas essas coisas, mas a soma delas ao longo dos anos acaba comprometendo casamentos, amizades, relações familiares e de trabalho. Uma pequena gota na mesma direção pode fazer um grande rombo!  Examine-se e ande com sabedoria. Os discípulos também cuidam das pequenas coisas.

Um abraço quebra costelas

O discípulo gaudério.

(1)    Eclesiastes 10:1

(2)    Cantares 2:15

Um pensamento sobre “19 detalhes que arruínam relacionamentos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s