Dicas da Palavra para um Natal Tranquilo

Tempo de Natal, é tempo de depressão para alguns e tempo de excesso para outros. Nenhumas dessas alternativas nos interessam. A celebração do nascimento de Jesus tem muito para nos deixar em paz e alegres:

1. Lembre antes de qualquer coisa que não há verdadeiro banquete na mesa se não há primeiro banquete na alma. Nem só de pão vive o homem, mas da Palavra de Deus. Uma alma alimentada pelas palavras da vida e que come com gratidão desfruta e come como nenhum rei jamais fez nesta vida. A vida abastecida na alma tem sabor em todas as coisas boas de Deus inclusive um prato de vegetais conforme escreve Salomão. (1)

2. Presenteie com sentido, não por pressão. Não há nada de errado com presentear quem se ama. Só não seja refém de motivações erradas, que possivelmente levarão a complicações para o seu bolso. Tem gente que presenteia para impressionar, por sentimento de culpa ou por costume mesmo, quando o sentido para o discípulo é o amor.

3. Planeje suas compras antes de sair. O impulso está do lado dos vendedores. Eles querem que você decida no momento e não pense. Para prevenir-se planeje. Tudo que não é colocado na ponta do lápis acaba fugindo do controle, e tudo que foge do controle traz muitas dores de cabeça. Ao vermos todo mundo comprando ao nosso redor, temos a ilusória sensação que os comportamentos massivos dão de que tudo é possível, mas não é.  Então, nunca compre sem contabilidade.

“Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração para a outra.” (2)

4. Encontre maneiras criativas de presentear. Algo que fazemos com as próprias mãos sempre é uma boa pedida. Envolve mais o coração, o que é sempre bom. Uma comida, uma roupa, uma bijuteria personalizada é algo bem legal para se pensar.

“E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão.” (3)

5. Lembre-se que a grande alegria do Natal são seus relacionamentos, aproveite o tempo e cultive-os.

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (4)

6. Alegre-se com aquilo que você tem, em lugar de lamentar o que não tem.

“Melhor é contentar-se como o que os olhos veem do que sonhar com o que se deseja. Isso também não faz sentido; é correr atrás do vento.”(5)

7. Lembre-se que o aniversariante é Jesus.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”(6)

8. Proponha-se a não gastar tudo que recebe.

“Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.” (7)

9. Coloque um freio nos prazeres. Cuidado com o espírito de vale tudo, de compensação.

“Quem se entrega aos prazeres passará necessidade” (8)

10. Aproveite a lembrança do texto bíblico que proclama “paz aos homens” e vá  consertar seus relacionamentos quebrados.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

 

(1)    Provérbios 17:1

(2)    Provérbios 27:24,25

(3)    I Samuel 18:3,4

(4)    Eclesiastes 4:9,10

(5)    Eclesiastes 6:9

(6)    Isaías 9:6

(7)    Provérbios 21:20

(8)    Provérbios 21:17

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s