Por que orar?

A motivação do ego oscila entre emoções, modas, tendências. À medida que nos acostumamos a orar, deixamos de ser levados por tais bagatelas.

Eugene Peterson

Se Jesus que era Deus precisou orar, eu também preciso. Poderia listar uma centena de razões, mas por enquanto vou listar apenas sete:

Porque Jesus orou?

1. Porque a oração é o banho de água fria depois da embriaguez do ego.  Um colega pastor costumava procurar seus companheiros de ministério depois das ministrações e olhar nos olhos deles  e dizer “Devolve essa glória pra Deus”.  Nosso “eu” é muito frágil e facilmente se deixa embriagar por qualquer sucesso ou conquista. É preciso orar para se colocar no devido lugar e manter a sobriedade.

2. Porque a oração é a psicanálise da alma. Muito dinheiro gasto com psicanalistas e psicólogos seria poupado se as pessoas se despissem da roupagem religiosa, da linguagem que fala muito mas não diz nada, das orações insossas que escondem ressentimentos, invejas, ódios e amarguras. Oramos aquilo que achamos que deveríamos de sentir, em lugar de rasgar a alma para Deus. É preciso orar para a sanidade emocional.

3. Porque a oração é o laboratório das experiências divinas. É na oração que comprovamos nossas afirmações teológicas mais profundas. Os teólogos em geral são uma classe que ora pouco, e por isso mesmo limitados no crer das possibilidades de Deus. Quem não ora vê só o que é, mas quem ora vê como as coisas podem ser.

4. Porque a oração é a melhor consultoria do Universo. Pedir a sabedoria a Deus deveria ser uma oração constante. Os líderes em especial são uma classe que precisa mais do que qualquer outra, pois as experiências antigas acabam nos deixando confiantes demais que já sabemos quais são os caminhos e as respostas, mas a vida não nos descansar na rede e nos surpreende sempre.  É preciso orar para fazer escolhas inteligentes.

5. Porque a oração é o nosso movimento filial para os braços do Pai. Existem carências interiores que acabam levando nossa alma para o pecado, mas não é preciso que seja assim. Quando precisarmos de um colo, podemos procurar a Deus. Mas certamente esse caminho será mais fácil se nos habituarmos a ele. É preciso orar para desfrutar da presença de Deus.

6. Porque a oração é a conspiração para implementação do Reino. Venha o Teu reino, Jesus nos mandou orar. Quando o desejo do Reino estabelecido se transforma em oração, uma igreja, sociedade e família sentirão o impacto poderoso daqueles que clamam.

7. Porque a oração é o posto de abastecimento do amor de Deus. Os inimigos podem nos cegar de ódio e vingança. Mas é impossível orar por um inimigo e continuar odiando-o. É preciso orar para amar os inimigos.

Por essas e outras, não pode haver discipulado sem oração.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Por que orar?

  1. Ótimo post. É impossível ter intimidade com Deus sem orar. Alguns tem definições diferentes, mas para mim oração não é somente aquele momento parado de olhos fechados. Andando na rua, observando coisas e perguntando a Deus. Vê-lo como um amigo além de tudo. Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s