Cinco desatenções que tiram nosso foco espiritual

Poucas pessoas que eu conheço, conseguem manter a vitalidade espiritual ao longo da vida. E a razão é bem simples: elas deixam de olhar para Jesus. O texto dos Salmos diz: “Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.”  A medida que fui envelhecendo acumulei cicatrizes de vida. Recebi minha cota de decepções, fracassos, e feridas. Fui vítima e fui vilão. Mas quando sinto que estou afundando, sei que preciso reajustar meu foco. Tudo cansa nessa vida, os louvores, os pastores, a liturgia, as programações, se os olhos se desviarem de Jesus. É Cristo quem dá sentido as coisas simples que fazemos. Sem Jesus você afunda, mesmo que se encontre em um ambiente altamente ativo e religioso.

Como Pedro no barco, olhamos para os ventos fortes que nos ameaçam e perdemos a capacidade de andar sobre as águas. Posso alistar cinco desatenções que tiram seu foco do centro de vitalidade espiritual que é Jesus.

1. Propaganda de qualidade. O diabo é excelente marqueteiro. O pecado está muito bem auxiliado de argumentos, luzes bonitas, talento e arte. Tanto é assim que sorvemos veneno como se fosse um néctar divino. Faça como tantos outros já fizeram… é o que diz o comercial. (1)  O diabo faz o jogo e mostra e esconde com a gente.

Ele mostra as palavras promissoras do adultério, mas esconde o choro de quem será ferido.

Ele mostra tudo o que você não tem, mas tapa os olhos pra tudo o que você recebeu.

Ele mostra a breve doçura da vingança, mas coloca uma cortina de fumaça sobre o interminável ciclo do ódio.

Ele mostra o frenesi da fama, mas omite a necessidade da máscara, o medo de ser esquecido, a invasão de privacidade e as amizades interesseiras.

Ele mostra o poder que dá o dinheiro, mas não menciona o quanto tempo, alegria e paz arranca o dinheiro.

2. Dedos acusadores. Tem gente que está sempre desenterrando os ossos de nossas falhas, se você ouvir, vai afundar. Muita gente guarda os seus pecados no bolso para te fazer sofrer, mas quando você olha para Cristo, ouve que todos os seus pecados foram lançados nas profundezas do mar. (1)

3. Minorias barulhentas. É gente bem organizada que se pronuncia com muita articulação para manter tudo como sempre foi para destruir e jamais organizar. Eles tentam se apropriar de Cristo, falar em nome de todos e acabam confundindo nosso coração. Lembre que são sempre minorias.

4. Personalidades fortes. Nenhuma personalidade pode ter maior ascendência sobre a sua vida do que Jesus. Nem pai, nem mãe, nem amigo. A igreja em Corinto começou a entrar em um processo autofágico quando começou um culto a personalidades. (2)

5. Tradições antigas. O gosto por tradições antigas toma a forma de manias pessoais. Tem gente que não viaja para crescer porque a cama que vai ficar não é igualzinha a sua, ou porque a rotina não obedece ao seu gosto pessoal. Ouvi falar de um homem que ganhou uma máquina de lavar nova em folha, mas se recusa a usá-la, pois não quer abandonar o costume de lavar sua roupa a mão, e também não permite que a família use a máquina. Tem muita gente cujas manias pessoais têm força de Palavra de Deus em sua vida e por isso vive um processo de decadência. Para seu bem, não cultive essas esquisitices, pois elas acabam evoluindo a ponto de se tornarem uma paranoia. (3)

Volte para o foco. Você vai ouvir, comer e beber do melhor. Pode ter certeza.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

(1)    Miquéias 7:19

(2)  I Coríntios 3:1-5

(3)  Marcos 7:13

Um pensamento sobre “Cinco desatenções que tiram nosso foco espiritual

  1. Pingback: Cinco desatenções que tiram nosso foco espiritual | Geração Cristã

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s