Que tipo de velho você vai ser?

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”

Salmos 90:12 

Há um lado da velhice que ninguém pode escolher.

A pele de pêssego se transformará em uva passa.

A explosão atlética dos vinte poucos anos se transformará em passos de tartaruga involuntários.

O pensamento rápido e a memória prodigiosa vão cedendo seu lugar ao esquecimento.

Sim, apesar de você negar ou não querer ler sobre isso, a cada dia que passa você está com a pele mais opaca, movimentos mais lentos e com a mente se embotando. Tão lentamente que você não perceberá, a não ser que olhe uma foto antiga, tire um vídeo de VHS do porão poeirento da sua casa ou tente voltar aos bancos escolares.

Mas há outra face da velhice que você vai escolher. É a parte da alma. Do coração.

Pessoalmente já conheci vários tipos de velhos.

o velho senhor luiz

Conheci velhos bagaceiros, que não aceitavam o fato de não poderem mais conquistar as meninas mais novas e que se colocavam em situações ridículas tentando bancar os meninões com seus setenta anos.

Conheci velhos resmungões, cujas lutas e decepções deixaram feridas abertas que se transformaram em uma ladainha cansativa.

Conheci velhos calados, sem esperança, só esperando a morte chegar.

Mas conheci velhos indômitos, que não tem vergonha de conviver com os que são de sua idade nem de sentar e aceitar as precipitações juvenis. Que aceitam  rir do seu reumatismo, de fazer as coisas no seu ritmo, enfim aceitar suas perdas.

A velhice é  a ponta do iceberg de nossa vida. Quando for velho você não terá mais a mesma energia que possuía para disfarçar e esconder quem  é, e tudo que sempre foi saltará das profundezas.  O velho que você  será é esse ser humano que está sendo construído agora, só que multiplicado. Nada acontecerá por acaso. Na atitude diante das perdas, das oposições, na elaboração de suas feridas interiores, na descoberta de suas necessidades mais viscerais.

Você vai errar mais do que imagina, mas o que mais vai importar é como você vai reagir diante dos seus erros. Perdoar a si mesmo, às vezes é a mais difícil das tarefas, mas aqueles que o fizerem encontrarão a vida.

Você vai sofrer perdas, por mais que tente controlar tudo a sua volta. A dor estará sempre por perto. Mas como sofrer sem perder o coração? Tanto quanto luta por suas conquistas, aceite também suas perdas. O Homem de Dores de Isaías 58 poderá nos ensinar se a gente decidir viver perto dele sempre.

Você terá sucessos surpreendentes. Mas como ser bem sucedido sem se achar. Como guardar a simplicidade quando as pessoas nos tratam com semideuses, quando nos elogiam sem cessar? Como permanecer sóbrio diante desse narcótico que é o sucesso? Como não maltratar pessoas importantes, como manter a alma vigilante? Não sei, mas continuar perguntando pode ajudar.

Você será exposto a situações inusitadas, situações nas quais a experiência nada terá a lhe dizer. Aproveite, serão momentos em que a palavra “confiar” será a chave da saída, e a palavra “aprender” o grande sentido.

Os pecados não tratados  ficarão mais enraizados do que nunca. Ganharão a ajuda das racionalizações, das generalizações e do hábito. Terríveis aliados que terão poder de derrubar e humilhar.

Os panos quentes sobre os problemas de relacionamento retornarão como azedume.

Então…

O que você está fazendo? Está gostando do tipo de pessoa que você está se tornando? Poderia conviver na mesma casa com uma pessoa exatamente igual a você?

Que tipo de velho você será? A resposta se encontra no dia que se chama hoje. Faça logo o que você precisa fazer antes que chegue o crepúsculo dos dias onde tudo é mais definitivo.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

 

Um pensamento sobre “Que tipo de velho você vai ser?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s