Oito frases que podem resolver 80% dos seus problemas

Preste atenção nas frases que você vai ler.

Cada uma delas representa uma ponte para a verdadeira comunhão, o êxito e a paz.

São fáceis de falar, mas difíceis de ouvir.

Em comum elas tem a humildade. O orgulho é a grande trava para que elas sejam evitadas.

Ele, sempre ele, é e sempre será nossa maior limitação.

Orgulho e burrice, andam de mãos dadas.

1. “Vamos trabalhar juntos?”  Não existe nada mais humilhante para alguém que acha que tem todas as respostas e que se vê melhor do que ninguém do que ter que depender de outros. Trabalhar em equipe na mente arrogante é  a mediocridade institucionalizada. No entanto se você quiser fazer algo realmente grande, precisa aprender a trabalhar com outras pessoas.

2. “Eu não sei!” Li em algum lugar que o brasileiro tem uma grande dificuldade em reconhecer sua ignorância. Não sei se é exclusividade tupiniquim, mas a maioria das pessoas que conheço tem dificuldade em dizer essa frase. As pessoas vão enrolando, falando coisas vagas ou até desviam o assunto para não ter que dizer simplesmente: “eu não sei”. Ah essa frase é o portal do conhecimento. Quando dou aulas costumo repetir a seguinte sentença para meus alunos: “não existem perguntas tolas, existem tolos que não perguntam”. Aliás, esse é o maior sintoma de quem assume sua ignorância: faz muitas perguntas. Nesse quesito, admiro muito os americanos. A maioria dos que conheci chega aqui e pergunta tudo que podem. Os brasileiros de sua parte até fazem piada pensando que os gringos são muito bobos, quando na verdade eles são muito espertos, pois estão aprendendo enquanto perguntam.

3. “Foi mal, eu errei.” Casamentos são destruídos pela ausência dessa simples frase. Já conversei com mulheres e homens que desabafam amargurados depois de anos com problemas: ele(a) nunca reconhece que está errada(o).  Patrões, companheiros de trabalho e tantas outras ocupações teriam seu ambiente revolucionado se fosse criada a cultura de dizer essa frase que destrói a muralha da distância.

4. “Que grande trabalho tu fizestes.” O encorajamento faz milagres. Mas ele precisa ser sincero. Outro dia comecei a jogar futebol com uma turma que eu não conhecia, a exceção de um amigo da igreja. Eu gosto muito de fazer gols. Só que neste jogo o goleiro adversário conseguiu vantagem na maioria dos lances. O que muito me admirou foi a idade dele: 57 anos. Ele não era tão flexível, mas era muito inteligente para fechar os ângulos dos atacantes. No final do jogo, eu fui até ele e disse: “Seu Antônio, o senhor é muito inteligente para jogar. Parabéns. “ O rosto dele se iluminou imediatamente. Fomos sentar naquela tradicional roda após o jogo, e o homem não parou de falar comigo. É o poder do encorajamento, que está ao seu alcance também, todos os dias, a qualquer hora.

5. “Estou/estava com saudades de ti.” Confessar a importância dos outros na nossa vida é um lamento das pessoas em muitos funerais. Eu não quero deixar para falar nesse momento. Quando alguém é importante para mim, faço logo ela saber. Ah, como isso diminui a distância, pois as pessoas muitas vezes ficam longe porque pensam que estão nos incomodando.

6. “Reconheço que não fiz nada sozinho.” Por mais prosaicos que sejamos todos nós temos momentos gloriosos na vida. Nessa hora é preciso nos guardar da embriaguez que as conquistas sempre trazem. É preciso lembrar que muita gente nos ajudou de diferentes maneiras. Mesmo que alguns tenham falhado ou ficado aquém de nossas expectativas nunca ficamos  sem alguma ajuda. A humildade nos manda que nos lembremos dessas pessoas. Que não sejamos impostores em momento tão importante.

7. “Acho que precisamos conversar.” A Bíblia manda que resolvamos nossas pendengas antes que o dia termine. Mas o que acontece é que ficamos discutindo mentalmente quem deve ir a quem. Às vezes percebemos que algo não está bem. Que o clima do relacionamento está diferente, mas acreditamos que procurar saber o que está mal, é um demérito para nós. Mas não é não. Quanto mais tempo um problema se alonga, mais fantasmas vão sendo criados na cabeça de quem está envolvido. Se você costuma tomar sempre a iniciativa do diálogo, saiba que você não é um tolo, mas um grande sábio.

8. “Tu podes me ajudar com isso?” Tem gente que vive reclamando da vida. Que está abandonado, que ninguém se lembra dela. Mas jamais pede ajuda. Espera que os outros adivinhem. Nunca tive problema com isso. Talvez por ser caçula e me acostumar a pedir ajuda ao meu irmão mais velho. O fato é que minha experiência infantil tirou qualquer dificuldade para pedir ajuda. E sabe o que acontece? Sempre tem gente boa que estende a mão para me ajudar. Você pode experimentar o mesmo é só praticar.

Agora que você já sabe as frases, o que está esperando para derrubar muralhas?

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

Um pensamento sobre “Oito frases que podem resolver 80% dos seus problemas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s