“Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.”
Efésios 4:18
A perda da sensibilidade é a essência do estado caído e distante de Deus.
Tal perda nos faz sentir mortos por dentro.
Essa morte interior produz desespero.
O desespero uma vez instalado nos leva ao exagero (sexo, drogas, comida) em busca da vida que se perdeu.
A descida poderia ser expressa da seguinte forma:
DESSENSIBILIZAÇÃO ⇒ DESESPERO ⇒ DECADÊNCIA ⇒ DEPRAVAÇÃO
Depravação ou … conversão.
A dessensibilização é um tipo de lepra espiritual. Como se sabe, os leprosos perdem o tato e acabam por perderem os pedaços do corpo por conta da doença.
Para um discípulo há três áreas fundamentais de sensibilidade: Deus, pessoas e beleza.
Precisamos fazer um auto exame constante pois esse mundo nos embrutece.
Estou ouvindo a voz de Deus? O quarto fechado da alma é o lugar do encontro pessoal e intransferível. Você tem chegado lá?
Sou afetado pelo drama das pessoas? É fácil criar um mundinho paralelo de casa – trabalho – igreja. É fácil frequentar as comunidades religiosas e escorregar do envolvimento com problemas. É fácil assinar canais de entretenimento e esquecer a miséria do mundo. E nesse mundinho desinfetado, morre nosso coração. Chorar é preciso.
Sou sensível a beleza de Deus no mundo? Não fosse a beleza de Deus a maldade humana seria um fardo insuportável. Há pessoas viciadas no movimento. Não há música, não há por do sol, não há poesia. Para estes tudo é visto do ponto de vista capitalista, (a nova religião mundial): se não produz, não me seduz.
Triste, e mal sinal para a alma.
Um abraço quebra costelas.