7 maneiras que você manipula e é manipulado pelos outros

Quem gosta de políticos levanta a mão? Ninguém?!

Já temos uma ladainha desgastada sobre eles. E a principal razão de não gostarmos de políticos é que grande parcela deles é manipuladora! Negociam nossos anseios profundos, necessidades e esperanças para conseguirem o que querem.

Desolador é concluir que somos todos um pouco ou muito como certos políticos. Somos grandes manipuladores. Manipulação é a moeda que usamos para traficar o controle e o carinho que desejamos dos outros.

Fazemos isso com tanta naturalidade, que nem percebemos o quanto está nas nossas entranhas. As estratégias mais comuns são:

O bode na sala. Você tem uma notícia ruim para dar, algo que vai colocar você em apuros? Você coloca o bode na sala. Prepara todo mundo para uma tragédia. Tudo fica insuportável. Logo em seguida você tira o bode da sala. E então tudo fica suportável. Foi o que fez uma adolescente esperta com seus pais. Enviou uma carta dizendo a eles que havia decidido sair de casa com o namorado e que estava viciada em drogas. Depois de contar uma história triste de mais de uma página, ela termina a carta assim: “era tudo brincadeira, eu tirei zero em matemática.”

Terrorismo. É o que a direita brasileira fazia com o Lula e a esquerda no passado. Na sua versão religiosa, ouvi em muitas reuniões de pastores que o Lula ia fechar todas as igrejas. Ora, o Lula e o PT ficaram 12 anos no poder e nenhuma igreja foi fechada. Pelo contrário algumas delas até se tornaram aliadas. Só que o molusco aprendeu o truque e agora faz o mesmo em relação à Marina, dizendo entre tantas coisas que ela vai acabar com a bolsa família carro chefe dos programas sociais do PT. E você? Quantas vezes você ameaçou ir embora para poder controlar alguém? Quantas vezes falou meias verdades sobre pessoas que eram um obstáculo pessoal para você?

Adulação. Existem instituições que premiam e até promovem quem fala o que é agradável aos ouvidos. Aquele que se derrama em subalterna e interesseira admiração. Quantos tomam posições vigorosas e fazem declarações de amor apenas para seduzir o lado mais poderoso?

Vitimização. Uma lágrima comove qualquer pessoa do bem. Os manipuladores sabem disso e abrem as comportas para poderem contar com a simpatia de gente boa. Quase sempre cola. Quantos são os viciados que batem na porta da sua casa contando que não tem dinheiro para comprar o gás para cozinhar a refeição para seu menino de seis anos chorando de fome? Quantas mulheres não tiveram filhos para manterem seus parceiros? Quantos com bons salários assinam a petição da bolsa família? Quantos não têm outro assunto senão os seus dramas pessoais para poderem roubar a cena em qualquer encontro de pessoas?

Juramentos. Não é a toa que Jesus condenou os juramentos. Juro pela alma de minha mãe… Juro pelos meus filhos… Juro que vou pagar o que devo… Quem muito jura muito mente.

Uso do nome de Deus. “Deus me falou…” tem sido a blasfêmia mais horrorosa de manipulação na história. Bata na boca. Seja sério, reverente e não se apresse em falar de Deus no que você propõe. Se você acha que Deus é quem dirige você, deixe que Ele mesmo mostre isso aos outros. O Espírito Santo sabe fazer seu próprio trabalho. O que Deus fala, Ele sustenta.

Lavagem cerebral. Você pode convencer qualquer um de qualquer coisa, desde que seja suficientemente obstinado para repetir a mesma coisa o tempo inteiro.

Diante desse panorama miserável de viver na mentira e da mentira Jesus nos chama a conversão. Da manipulação para a verdade. A mediação dos relacionamentos dos discípulos é feita pela verdade, e através da verdade nossos relacionamentos serão libertos.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s