Seminário de Salomão: como manter o romance no casamento?

romentic-couple-romance-hd-wallpapers

“Ah, minha amada, você é um jardim secreto.”

Cantares 4:12

“Ansiosa em meu leito, perdi o sono. Esperei pelo meu amado, por quem minha alma anseia. Como doía a saudade!”

Cantares 3:1

“Meu amado é como um sachê perfumado…”

Cantares 1:13

O amor conjugal é maravilhoso, mas não é fácil. O romance só se mantém a custo de muito trabalho e não de fantasias sobre o outro.

Paulo que não era casado diz que os casados devem se ocupar em descobrir sobre como agradar o outro.

Creio que Salomão em Cantares, deixa uma série de pistas que podem nos ajudar. O livro é um tesouro para quem tem olhos atentos. Vejamos três delas:

1. Mistério.

O que nos fez cair no amor além dos hormônios? A mistura de curiosidade e mistério. O estado intermediário entre conhecer e não conhecer. Os casamentos ao longo dos anos acabam desenvolvendo uma pornografia branca. Aquela exposição um do outro que acaba totalmente com o necessário mistério na relação. Mulheres que se deixam ver facilmente acabam com a curiosidade do marido. Homens prosaicos demais, que soltam “pum” embaixo das cobertas, revelam demais da sua intimidade também acabam com o mistério. É necessário esconder algo e saber revelar na hora certa. Nossa geração  contribuiu para o  fim do segredo do corpo. Tudo está revelado, a todo o momento ao ponto de cansar os nervos. Quando isso acontece o ser humano procura a perversidade como forma de resgatar o mistério. Não é preciso andar por esse caminho. Basta aprender de novo a esperar e se esconder.

2. Saudade.

Viver colado realmente não faz bem. Viver totalmente em função um do outro pode transformar a relação em overdose. É preciso cultivar a capacidade de ir embora de vez em quando. A familiaridade bem como a distância são duas formas de conhecer o outro.

O pensamento comum é que conhecemos de perto. Não nego essa verdade obvia. Mas não é só isso, de longe também se conhece. Temos uma perspectiva diferente. Quantas pessoas com dons maravilhosos cuja família foi a última a perceber quem estava a seu lado? A ausência fala com eloqüência. Sim, às vezes é necessário sair de casa para conhecer a família, e no nosso caso o cônjuge, antes que seja tarde demais.

Conheci gente que pensava que o companheiro era um peso, uma dificuldade na sua vida, mas ao perdê-lo para a morte, não conseguiu continuar vivendo. Descobriu tarde demais. Nós não precisamos dessa tragédia para aprender.

As programações de cada um com os seus amigos podem fazer bem. Um curso de aperfeiçoamento e o abandono voluntário do celular que controla podem fazer milagres também. E depois é só matar a saudade.

3. Perfume.

Ouvi de um casal já idoso, que todo velho tem cheiro característico. Eles então capricham no perfume, para manter a relação interessante.

Os cheiros mexem profundamente com nossas emoções; evocam memórias precisas do que nos aconteceu. Nessa característica tão peculiar da humanidade temos uma grande oportunidade, marcar nosso cônjuge com a memória de nossos cheiros. Bons, é claro.

É uma forte tentação para algumas mulheres viverem com cheiro a alho nas mãos e a fritura na cabeça. Algumas. Por outro lado hipsters da hora, acham que são Arão e deixam a gordura do churrasco impregnar naquela barba soltando um cheiro sordidamente inesquecível. Deus nos livre de tamanho descuido. A cama deve ser um lugar sagrado de encontro do casal onde recenda o perfume. A boca cheirando a limpeza, os pés impecavelmente limpos, a roupa íntima seca e o corpo banhado no melhor perfume. É um maravilhoso presente que devemos ao nosso cônjuge.

Que Deus nos ajuda a enxergar o casamento como uma obra ainda em construção.

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

Um pensamento sobre “Seminário de Salomão: como manter o romance no casamento?

  1. Graça e Paz! Recebido. Deus te abençoe.Um abraço. Pr. Elias da Silva Aguiar.Igreja Metodista Wesleyana – Santa Maria, RS – 5ª Região Eclesiástica.Fones: (55) 3025-5045 (GVT): 9902-0508 (VIVO); 8118-3018 (TIM).

    Date: Thu, 18 Jun 2015 13:56:34 +0000 To: pastorelias3@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s