Exercícios para fugir da arrogância

Resultado de imagem para pessoa orgulhosa tumblr

Não há mal, mais democraticamente distribuído entre os humanos do que o orgulho.

É suficiente que eu tenha a mais alguns centímetros de altura, alguns zeros na conta bancária, um sucesso ou outro, capacidade de armazenamento intelectual para que eu me sinta superior aquele que anda ao meu lado, e por isso deseje um tratamento de maior distinção.

A pessoa mais pobre coitada aos nossos olhos esconde dentro de si a chispa do orgulho pulsante, que espera apenas uma oportunidade para se manifestar.

Se é fácil encontrar o orgulho, não se encontra a humildade procurando por ela. Encontra-se procurando pela realidade, pois a arrogância é um narcótico que distorce a realidade, cria um mundo sem qualquer relação com a verdade, um universo artificial onde tudo gira ao meu redor.

Ao criar uma pessoa falsa, é fácil prever conflitos que seriam perfeitamente contornáveis vindo para ficar na nossa vida.

Quero convidar você a fazer exercícios de humildade para manter o orgulho em níveis superáveis.

Veja o que você pode fazer:

1.Preste serviços considerados subalternos.
Limpar banheiros, lavar a louça, arrumar as camas, cozinhar para os outros, fazer faxina são todos trabalhos muito mal pagos em nossa sociedade, mas que nos ajudam a lembrar que a vida depende do que não é glamoroso. E o que seria de nós sem eles. Fazer esse serviço, nos ajuda a lembrar.

2.Deixe os outros terem a última palavra. Quando um debate de ideias entra naquele clima de luta pelo poder, nada mais profundamente abençoador do que permitir que o outro tenha a última palavra. Eu sei do que falo.

3.Cale quando fizer algo bem feito. Fazemos questão de que todos saibam de que a ideia brilhante foi nossa, que nós colaboramos. Deixe tudo cair no esquecimento e descanse na presença daquele que tudo sabe.

4.Pergunte. Assuma que você é ignorante. E de quebra você ainda aprende algo que não sabe.

5.Peça ajuda. Em lugar de tentar manipular, ou de reclamar ou de se vitimar, fale com quem sabe e resolva seu problema.

6.Fale com jeito. É a melhor maneira de socializar, de se colocar no mesmo nível de importância dos outros. Especialmente com quem está abaixo de você na hierarquia, seja onde for.

7.Não ande só com sua turma. Todo ser humano tem sua própria beleza concedida por Deus. Se você é um intelectual que adora o conhecimento, seria bom uma jornada na vida de um mecânico para aprender a respeitar outros universos.

8.Não se exiba. Se alguém vem falar de algo que você já sabe, você pode ficar quieto e desfrutar da alegria da descoberta do outro sem ter que dizer “eu já sabia”.

9.Opine menos e pesquise mais. Ninguém precisa, nem deve ter opinião formada sobre tudo, mas todos devem ter convicção do que sabem, e do que não sabem.

10. Deixe os outros ocuparem os holofotes. Ouça as pessoas. Se você quiser diminuir para que os outros cresçam, essa é a melhor maneira. Nada comunica importância aos outros do que os ouvir.

11.Cumprimente. Mesmo que seus pais nunca tenham lhe ensinado, ou que o seu humor não dê muito apoio. Cumprimentar é o ato mais básico que significa: você existe para mim!

Pratique humildade. Você precisa, seu soberbo!

Um abraço quebra costelas.

O discípulo gaudério.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Exercícios para fugir da arrogância

  1. Meu caro irmão,

    Há alguns meses havia descoberto este teu blog (que blog!) e ocorreu imediata identificação. Suas idéias, a forma de expor, tuas sacadas (muito boas). És pastor de alguma comunidade evangélica? Pelo que observei estás no Sul. Onde precisamente? Gostaria de ofertar algumas sugestões: https://www.youtube.com/watch?v=sf5o3etmQcY&t=84s (o professor Dallas Willard faz uma exposição fantástica do que é a transformação da vontade) e https://www.youtube.com/watch?v=9WAB_5LCS6g (uma garota iraquiana dá seu testemunho de fé que deixa a maioria de nós envergonhado). O outro era o livro do Bonhoeffer mas vi que você já fez uma bela exposição. Na paz de Nosso Senhor e um grande abraço.

    HEBERT

    • Boa tarde meu irmão. Obrigado pelo encorajamento. Sou pastor de uma comunidade na cidade de Pelotas. Igreja A Família de Deus. Aprendi muito com Dallas Willard especialmente A Conspiração Divina, que devo ter lido umas três vezes, e Bonhoeffer também. Inclusive tenho um quadro dele no meu escritório. Muito bom ouvir você. Volte sempre.

  2. Meu amado irmão,

    Deixe-me ofertar-lhe uma informação (espero que seja de seu interesse): trabalho em um escritório de contabilidade com foco em organizações religiosas. Efetuamos um levantamento da situação contábil das igrejas evangélicas de nossa região e descobrimos uma calamidade: quase todas apresentam problema na Receita Federal. Especialmente no que se refere ao cadastro do CNPJ e a Certidão negativa aproximadamente 95% da igrejas evangélicas estão em desacordo ou não possuem. Tenho um primo que é pastor em Porto Alegre e verifiquei que a igreja dele estava na mesma condição. Verifique se sua comunidade está em conformidade com as normas legais pois, caso não estejam , vocês podem ter uma surpresa muito desagradável. Na paz dAquele que nos vivificou para uma viva esperança

    HEBERT

  3. Caro Fabiano,

    Trabalho em um escritório de contabilidade com foco em organizações religiosas. Verificamos uma quantidade assustadora de igrejas evangélicas em desconformidade com a Receita Federal, seja pelo cadastro incorreto seja pela falta da Certidão Negativa. Verifique se vocês também não estamos com o mesmo problema pois, caso positivo, podem ter uma surpresa bastante desagradável. Grande abraço.

  4. Caro Fabiano,

    Para que não haja dúvida: isto é uma informação que tenho e que estou disponibilizando a você. Não se trata de vender-lhe algo mas apenas preocupação de minha parte com questões legais de sua comunidade evangélica conforme descrito acima. Como já lhe disse, veja junto aos sites da RF e da PGFN se os documentos estão OK. Abraço e ótimo final de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s